A audição é o sentido primordial para o desenvolvimento humano, porém, para as crianças, é necessário uma observação especial e todo sinal conta.
A perda auditiva temporária é um problema frequentemente causado pela Otite Média. Trata-se de uma inflamação muito comum na infância, que ocorre atrás da membra timpânica, podendo ser originada após gripes ou resfriados. A criança que passa dias com o nariz obstruído corre o risco de ter o ouvido afetado, pois com a inflamação, vêm o acúmulo de catarro ou muco na orelha média, resultando na diminiuição da audição e em alguns casos acompanhado de dores severas. Para evitar que um simples problema tome proporções graves, procure sempre o otorrinolaringologista mais próximo.
A perda da audição também afeta o aprendizado. Crianças que escutam mal podem ser confundidas com outras que apresentam déficits intelectuais de algum grau, pois não entendem o que é dito e não aprendem adequadamente o que lhes é ensinado. Neste caso, o professor pode notar falta de interesse, dificuldade para ouvir ou entender que, associados a um mau desempenho escolar, podem ser sugestivos de perda auditiva.
Além do aprendizado, o desenvolvimento social também é afetado pela perda auditiva. A criança que não escuta bem, interage menos e tem um atraso no desenvolvimento da fala dificultando o convívio com as outras crianças da mesma idade.
Você se lembrou de algum caso similar ou gostaria de saber mais sobre os problemas auditivos? Então conte-nos por aqui através dos comentários!
Medicos colaboradores:
Dr. Guilherme de Carvalho e Dr. Marcelo de Toledo Piza