Tapinha nas costas, levantar os braços, ingerir líquido ou até alimentos pastosos: todos já passamos ou presenciamos uma situação semelhante a esta quando alguém se engasga.
Engasgar significa que a pessoa é incapaz de respirar ou falar porque a garganta está completamente obstruída. Sem os primeiros socorros, a falta de fluxo de ar pode causar graves danos cerebrais ou até mesmo a morte por asfixia.
O que poucos sabem é que quando as pessoas não se alimentam com calma, estão mais sujeitas ao engasgamento, e nenhuma reunião ou compromisso que lhe faça ter pressa nesta hora importante justificaria isso, não é verdade? Quando nos alimentamos é fundamental mastigar bem, seguido de uma ingestão tranquila e sem pressa, pois este processo além de ajudar na digestão do alimento, também auxilia o corpo a receber o que está sendo consumido.
No entanto, se acontecer o engasgo, a manobra de Heimlich é um método pré-hospitalar de desobstrução das vias aéreas superiores por corpo estranho. Muito melhor que todas as crenças populares que prometem parar o engasgamento é saber mais sobre, consultando o especialista mais próximo a você.
Quanto ao incômodo ou dificuldade na deglutição, se ocorrer com frequência, chama-se disfagia, e pode indicar que há algo de errado no processo de deglutição ou na limpeza da garganta, podendo levar a diversas complicações, principalmente doenças pulmonares. Falaremos sobre isto no próximo post.