8 de Abril, dia Mundial de Combate ao câncer foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para que organizações se reúnam para ajudar na prevenção e dar força aos pacientes que lutam contra o câncer.
Recentemente, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi diagnosticado e está em tratamento do câncer de laringe, que atinge entre 8 mil e 10 mil pessoas por ano no Brasil. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de laringe é um dos mais comuns a atingir a região da cabeça e do pescoço, representando cerca de 25% dos tumores malignos identificados nessa área.
O principal fator de risco é o tabaco, que é potencializado ao ser associado ao álcool. Outros fatores são: histórico familiar, má alimentação, inflamação crônica da laringe, HPV e exposição à produtos químicos.
Os sintomas mais comuns são a rouquidão duradoura, dificuldade de engolir o alimento com alguma dor ou sensação de queimação, a falta de ar, o mau hálito , a perda de peso ou, mais raramente, a dor no ouvido.
Quando diagnosticado em estádios iniciais, o câncer da laringe possui um bom prognóstico, com alto poder de cura (80% a 100%).
Não fume! Procure um especialista e faça um exame preventivo!