O cerume ou cera do ouvido tem basicamente três funções: a de impedir o ressecamento da pele do conduto auditivo, a de agir como uma barreira para impedir que impurezas alcancem diretamente a membrana timpânica e a ação bactericida, pois o cerúmen é tóxico para muitas bactérias e impede a chance de infecções.
A cera é produzida por glândulas especiais, conhecidas como glândulas ceruminosas existentes na região mais externa do canal auditivo e é composta por substâncias que atuam na proteção contra a propagação de microorganismos. Muitas pessoas têm facilidade para produzir a substância em excesso, o que pode resultar na formação de uma espécie de "rolha" que tapa o canal auditivo, abafando a audição e dando sensação de surdez.
Limpe seu ouvido corretamente, segundo o Dr. Humberto Afonso Guimarães, o correto é usar hastes flexíveis apenas para a limpeza das reentrancias da parte mais externa da orelha, "Não se deve introduzir a haste no ouvido. Esta ação empurra a cera para dentro, obstruindo o canal auditivo", adverte. Outra dica do Dr. Humberto Guimarães é utilizar a toalha para secar o ouvido após o banho, introduzindo apenas a ponta do dedo mindinho.
Se notar que não está ouvindo bem de algum dos lados ou se estiver com desconforto ou sensação de ouvido tapado, procure um otorrinolaringologista.