Como identificar a perda auditiva

perdaauditiva

 

Nascemos com a capacidade de escutar e é nesse momento que a linguagem começa a se desenvolver. Quanto mais cedo identificarmos alterações no aparelho auditivo, menores serão as consequências. A estimulação auditiva é importante não apenas para o desenvolvimento da linguagem, mas também para uma adequada interação da criança com o meio.

 

De acordo com dados do IBGE, o Brasil tem mais de 5 milhões de pessoas com deficiência auditiva. A melhor forma de diminuir esses números é a prevenção, e os pais são os primeiros a observar e estar atentos ao que pode ser feito para evitar uma possível deficiência ou até a surdez. Lembramos que nem sempre é fácil identificar os sintomas, por isso é fundamental realizar  a triagem auditiva neonatal , o teste da orelhinha.

 

Veja como identificar um distúrbio auditivo:

Até quatro meses: O bebê deve se assustar com certos ruídos;

Dos quatro aos seis meses: A criança começa a procurar os sons movendo a cabeça para os lados;

Dos seis aos nove meses: Começam a sussurrar e reconhecer sons familiares e o próprio nome;

A partir de um ano: A criança não é capaz de falar palavras simples – mamãe, papai, vovó, etc, e não consegue identificar de onde vem o som, etc.

Na idade escolar:  A criança fica muito distraída, possui baixo rendimento e costuma ter resfriados e fortes dores nos ouvidos.

 

*É comum esses sintomas passarem despercebidos,  mas se dentro dos primeiros meses de vida a criança não reagir como esperado, recomendamos que procure um otorrinolaringologista.