Já foi se o tempo em que ansiedade e estresse eram sensações vividas por um número pequeno de pessoas. Segundo pesquisa realizada pela International Stress Management Association (ISMA-BR), 70% dos trabalhadores no país vivem sob estresse profissional. O corre-corre do mundo moderno tem um custo alto, podendo afetar seriamente na qualidade de vida.
E o estresse não dá trégua nem de madrugada. Mesmo dormindo, a tensão continua levando as pessoas a rangerem os dentes sem perceber. Os movimentos chegam a ser tão intensos que provocam dores de cabeça e até mesmo infecções de ouvido. As causas e o tratamento podem ser obtidos com um especialista, um otorrinolaringologista.
Entre outros hábitos comuns do dia a dia relacionados à disfunção, estão o bruxismo, morder objetos estranhos, mastigar chicletes, roer unhas, segurar o telefone com o queixo, etc.
Essa alteração da articulação temporomandibular (ATM), que liga o maxilar à mandíbula, é conhecida como DTM (Disfunção da Articulação Temporomandibular). Quem tem essa alteração já está familiarizado com os termos, mas não necessariamente com o seu tratamento.