Como as amídalas, a adenóide é um órgão do sistema imunológico que produz anticorpos para defender agentes estranhos no organismo. Está localizada atrás das cavidades nasais e acima do palato mole, o céu da boca. As adenóides são bem avantajadas até os seis anos de idade, depois começam a diminuir.
Não é uma doença, mas pode vir a ser quando há o processo inflamatório. A hipertrofia de adenóides (adenoidite) podem se repetir e causar muito incômodo, como dificultar a respiração, obstruir o canal entre o nariz e o ouvido médio, provocando otites e até a perda auditiva.
Entre os sintomas está o entupimento do nariz que obrigam as crianças a respirarem pela boca, a consequência disso é alteração da arcada dentária e da musculatura da face, além de causar ronco, apneia, voz anasalada e secreção no nariz. Com todos esses desconfortos, é recomendável consultar um especialista para avaliar a gravidade da hipertrofia da adenóide, se há necessidade de cirurgia ou de outro tratamento.
De qualquer forma, a prevenção ajuda muito. Lavar bem as mãos com água e sabão, limpar o nariz com soro fisiológico, e se as infecções das amídalas forem frequentes não tomar remédio por conta própria. Procure um médico otorrinolaringologista.